Uma escavadeira seminova, avaliada em pelo menos R$ 700 mil, foi apreendida nesta terça-feira (13) por policiais rodoviários federais na BR-163, município de Caarapó. Usada em grandes obras, a máquina foi furtada em Alto Paraná, cidade paranaense localizada a 405 km do local onde foi apreendida, e estava sendo transportada em um caminhão-prancha.
Parado na base da PRF, o caminhoneiro informou que havia embarcado a escavadeira em um posto de combustível em Cascavel (PR). A nota fiscal apresentada pelo motorista do caminhão tinha como comprador um morador de Itaituba, no Pará.
Por se tratar de equipamento de alto valor, os PRFs desconfiaram pelo fato de a compra ter sido feito por pessoa física e decidiram aprofundar a investigação. Entretanto, não existe banco nacional de dados dessas máquinas, como acontece como carros, caminhões e motos, por exemplo, o que dificulta o trabalho policial.
Em contato com a fabricante da máquina, os policiais descobriram que a escavadeira tinha sido vendida para uma empresa de Santa Catarina em 2023 e que estava a serviço no Paraná, onde foi furtada. O rastreador tinha sido removido pelos ladrões.
Apesar de a nota informar que a escavadeira estava sendo levada para o Pará, os PRFs suspeitam que a máquina seria entregue a receptadores na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.