A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23), duas operações simultâneas contra o tráfico de drogas e a lavagem de capitais em Mato Grosso do Sul. A “Tanque Cheio” e “Carga Fracionada” miram a mesma organização criminosa, que despachava cocaína em tanques de combustível de veículos para cidades do Paraná e Santa Catarina.
Dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão, expedidos pela Comarca da Justiça Estadual em Deodápolis, foram cumpridos em Caarapó, Brasília (DF), Maringá (PR), Coronel Freitas, Chapecó e Xanxerê (as três em SC).
Segundo a Delegacia da PF em Dourados, que conduz as investigações, o mandado de prisão cumprido em Brasília não constava do planejamento inicial, mas o alvo foi localizado e preso horas antes na Capital federal.
Conforme a Polícia Federal, as investigações tiveram início em dezembro de 2023 com a prisão em flagrante e apreensão de veículo de carga transportando 200 quilos de cocaína ocultos no tanque de combustível.
Em fevereiro e abril deste ano, ocorrências semelhantes foram flagradas pela PF, resultando em outros dois flagrantes com veículos e cargas similares. Nesses dois casos, 600 quilos de cocaína foram apreendidos.
As operações de hoje envolveram 40 policiais federais para cumprir os mandados. Durante as buscas, um dos alvos foi preso em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Ele possuía frascos etiquetados com amostras de diversos tipos de drogas. Os nomes dos alvos não foram informados. (Crédito: Campo Grande News)