A Polícia Civil em Fátima do Sul divulgou nota nesta terça-feira (4) após a uma mensagem circular em grupos de WhatsApp alertando sobre supostos indivíduos em um veículo preto tentando sequestrar meninas na cidade.
Na manhã de ontem (3), uma adolescente procurou o plantão da Delegacia relatando ter sido vítima da tentativa de sequestro.
Diante da gravidade do fato, as equipes do SIG (Setor de Investigações Gerais) foram imediatamente acionadas para apurar a ocorrência.
Durante as diligências, os investigadores identificaram incongruências no relato e, ao ser confrontada, a adolescente confessou que mentiu aos pais e professores, afirmando que inventou a história porque não queria ir para a escola naquele dia.
A Polícia Civil reforça que provocar a atuação estatal narrando crime inexistente configura o delito previsto no artigo 340 do Código Penal, com pena de detenção. Além disso, divulgar ou anunciar falso perigo ou desastre, causando alarme ou pânico na população, caracteriza a contravenção penal de falso alarme.
“Reiteramos que os cuidados dos pais com seus filhos devem continuar como sempre, de forma responsável e atenta, porém a propagação de informações falsas prejudica o trabalho policial, desvia recursos públicos e cria um clima injustificado de medo na comunidade”, diz a nota oficial.
A Polícia Civil afirmou que permanece à disposição da população e reforça que qualquer informação relevante deve ser comunicada diretamente aos canais oficiais.