A Polícia Federal divulgou o balanço da Operação Tractus, desencadeada nesta quarta-feira (28) para desarticular organização criminosa especializada no transporte de cocaína e de armas de uso restrito. A quadrilha usava áreas de difícil acesso no Pantanal para transportar cocaína e armamento.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, um foragido da Justiça foi capturado e dois foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
As equipes também apreenderam $$ 997,3 mil em espécie, 800 cabeças de bois (avaliadas em R$ 2 milhões), cinco armas de fogo, um barco, 8 celulares e 6 veículos.
Na manhã de hoje, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e onze de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Anastácio e Corumbá, além do bloqueio de 13 contas bancárias, sequestro de seis imóveis (dentre eles, duas fazendas), 25 veículos e embarcação.
O grupo, liderado por homem já condenado por tráfico de drogas, utilizava áreas alagadiças e de difícil trânsito do Pantanal sul-mato-grossense para o transporte de cocaína e armas. Durante as investigações, pelo menos uma tonelada de cocaína despachada pela quadrilha foi apreendida pelas forças policiais.
A atuação do grupo começou a ser investigada em fevereiro de 2023 após a prisão em flagrante de indivíduo, no município de Água Clara, com 163 quilos de cocaína em fundo falso entre a longarina e o assoalho de veículo. O caso é conduzido pela Delegacia da PF em Três Lagoas.