O deputado federal Vander Loubet (PT) divulgou em suas redes sociais que recebeu alta médica, nesta sexta-feira (7), após internação para retirada de câncer na próstata. O petista comemorou o resultado da biópsia, que indicou não haver necessidade de radioterapia, pois a doença foi descoberta muito precocemente.
Vander passou por cirurgia na terça-feira (28) da semana passada em São Paulo (SP). O procedimento foi realizado sem intercorrências e o parlamentar estava em fase de recuperação com repouso absoluto e acompanhamento médico.
Desde quando anunciou o diagnóstico de câncer, em 10 de outubro, o presidente regional do PT destaca que a doença foi descoberta em sua fase inicial, graças ao acompanhamento de saúde recorrente. E voltou a ressaltar isso ao receber alta.
“Meu médico me deu alta, tirou a sonda, e me deu uma notícia que eu queria compartilhar com vocês, o resultado da biópsia. Não vou precisar fazer rádio, vou só fazer a partir de agora um acompanhamento. Isso porque eu peguei bem no começo [a doença], graças ao acompanhamento, principalmente, que acho que todos nós temos que fazer, é os exames de prevenção”, relata Vander em vídeo (veja no fim do texto).
Vander Loubet cumpre atualmente seu sexto mandato consecutivo como deputado federal, que se encerra no final de 2026. No ano que vem, ele é a principal esperança do PT de voltar ao Senado dez anos após a cassação do senador Delcídio do Amaral.
Nos últimos sete meses, três deputados de Mato Grosso do Sul revelaram diagnóstico de câncer. Além de Vander, a deputada federal Camila Jara (PT) e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSDB) passam por tratamento de carcinoma na tireóide.
Camila e Pedrossian também passaram por cirurgias bem sucedidas e fazem acompanhamento médico.