O motoentregador Gabriel Souza Vitório Barbosa, de 21 anos, preso nesta quinta-feira (11/9), em trabalho conjunto do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), confessou em depoimento, que estuprou duas jovens, sendo uma adolescente de 15 e outra de 18 [anos], em Dourados. O acusado foi detido enquanto trabalhava numa oficina mecânica.
Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (12/9), o delegado do Setor de Investigações Gerais, Lucas Veppo, e a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Ariana da Silva Gomes, detalharam que o motoboy era investiga desde 20 de agosto, quando a menor foi vítima de violência sexual na região do Bairro Altos do Indaiá.
O caso mobilizou equipes e, com apoio de moradores, foram levantadas características físicas do agressor e da motocicleta utilizada por ele.
Na última terça-feira (9/9), uma nova vítima, desta vez de 18 anos, foi atacada de forma semelhante no Jardim Dubai. O indivíduo, em uma moto vermelha e com uma mochila preta, abordou a jovem armado com um simulacro de pistola e a levou para um terreno baldio, onde cometeu o crime.
“Todos os elementos que nós tínhamos apontavam para ele como responsável. E em interrogatório, o suspeito confessou os crimes”, afirmou o delegado responsável pelas investigações, Lucas Veppo e Ariana da Silva Gomes.
Apoio da comunidade
Um ponto considerado decisivo na captura foi a mobilização da população. Motoentregadores e moradores da região compartilharam imagens de câmeras de segurança e informações em grupos de WhatsApp, o que ajudou a polícia a identificar o autor.
“Essa união das forças policiais e o apoio da comunidade foram fundamentais para que conseguíssemos interromper uma possível sequência de crimes sexuais na cidade”, destacou Ariana.
Na residência do investigado, foram apreendidos a motocicleta, a mochila, um capacete com refletores semelhantes ao descrito pelas vítimas.
Confissão e histórico
Durante o depoimento, conduzido pela delegada titular da DAM, Ariana da Silva Gomes, o motoentregador admitiu a prática dos dois crimes e alegou ter sido dominado por um “impulso incontrolável”. Apesar disso, segundo a PC (Polícia Civil), não há indícios de que ele esteja em tratamento médico ou psicológico.
Ainda conforme o histórico policial, o jovem já havia se envolvido em outro episódio de natureza sexual, quando adolescente, relacionado à divulgação de foto íntima, e também há registro de uma tentativa de estupro contra uma ex-namorada.
O suspeito foi autuado em flagrante pelo estupro da jovem de 18 anos e também responderá por estupro de vulnerável no caso da adolescente de 15. Ele deve passar por audiência de custódia ainda hoje, onde o juiz vai determinar se ele ficará preso ou não.
A polícia informou que vai reavaliar outros casos de estupro cometidos em Dourados com características semelhantes, para verificar se o suspeito pode estar envolvido.