Claudinei Tolentino Marques, 42, é um dos presos em operações da Polícia Federal nesta quarta-feira (15) em Dourados. Dono da Referência Construtora e Incorporadora, localizada na Avenida Dom Redovino Rizzardo, Claudinei é um dos alvos das operações Sordidum e Prime, deflagradas simultaneamente contra organização criminosa acusada de tráfico internacional de drogas e de armas.
Equipes da PF cumpriram mandados na sede da empresa. Além de Mato Grosso do Sul, as operações ocorrem em Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e São Paulo
Foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, sequestro de 90 imóveis e bloqueio de bens e valores de 80 pessoas e empresas investigadas por tráfico de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos e até tortura.
O grupo é acusado de remeter drogas a países da América Central. Em três anos de investigação, foram pelo menos seis toneladas de cocaína enviadas pela organização criminosa.
Ainda em Dourados, os policiais também estiveram na Primeira Linha Acabamentos e na Focco Imobiliária, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, e em dois condomínios de luxo, o Porto Madero e Porto Unique. Veículos de luxo, armas, joias, relógios, dinheiro vivo e pelo menos três caminhões da Primeira Linha foram apreendidos. Além de Dourados, em MS há alvos em Campo Grande, Ponta Porã, Caarapó e Bonito.
Em julho do ano passado, outra empresa de Claudinei, a Federal Armas, foi fechada por ordem judicial após o Dracco (Departamento de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil, descobrir venda ilegal de fuzis até para traficante foragido da Justiça.