A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul afastou nesta terça-feira (26) o delegado da Polícia Civil Patrick Linares da Costa, chefe da 2ª DP de Ponta Porã. O afastamento já tinha sido determinado pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, e foi oficializado em portaria publicada hoje no Diário Oficial do Estado.
Patrick Linares da Costa é um dos policiais civis (da ativa e aposentados) que estão sendo investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) no âmbito da Operação Codicia por suspeita de cobrança de propina para devolução de veículos em poder da Polícia Civil em Ponta Porã.
Ontem, a operação cumpriu oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 16 de busca e apreensão em Ponta Porã. Os policiais também são investigados por suspeita de tráfico de droga, desviada do depósito da polícia.
O afastamento publicado hoje vale enquanto perdurar a medida imposta pela justiça. Patrick Linares teve de devolver as armas, a carteira funcional e demais pertences do patrimônio público. Também estão suspensas as senhas e logins de acesso dele aos bancos de dados da polícia, bem férias e avaliação para fins de promoção.