Alvo de mandados, ex-diretor do órgão em Ponta Porã foi preso em flagrante com munições de revólver e fuzil
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira 9112) nova operação para desmantelar o esquema montado em agências do Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) para regularizar de forma fraudulenta o quarto eixo de caminhões.
A Operação 4º Eixo é desfecho de investigação conduzida por policiais civis de Ponta Porã. Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos – seis em Ponta Porã, dois em Dourados e um em Campo Grande. Essa é a quarta operação sobre o mesmo esquema em oito meses.
Segundo as investigações, as fraudes consistiam na regularização do quarto eixo de caminhões quando a medida ainda era proibida, para permitir transportar até 1.500 quilos de carga a mais.
O aumento de mais um eixo só foi autorizado pelo Governo Federal em 2022, mas através do esquema, caminhões de outros estados eram “esquentados” no Detran-MS mesmo sem passarem por vistoria. O esquema envolve funcionários do órgão de trânsito, despachantes e até agiotas, usados para lavagem de dinheiro.
O Detran-MS informou através de nota que a operação de hoje é desdobramento do trabalho iniciado há dois anos pela Corregedoria de Trânsito e posteriormente repassado à Polícia Civil.
Prisão
Durante cumprimento dos mandados de busca, hoje cedo, policiais civis prenderam o ex-diretor da agência do Detran-MS em Ponta Porã, Renato de Oliveira Saad, 41. Ele foi flagrado com sete munições calibre 38 e duas munições de fuzil calibre 7,62. Renato havia sido exonerado do cargo em 6 de março deste ano, quando já estava sendo investigado por suspeita de fraude.
Além dele, foram alvos dos mandados cumpridos hoje um servidor da ativa do Detran (afastado por ordem judicial) e três despachantes. Os nomes dos demais envolvidos não foram informados.