Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. O alerta é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos Estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.
A tendência é de condições favoráveis a formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
Vale destacar que persiste a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 a madrugada do dia 18/05, porém, para maiores detalhes e possíveis mudanças na previsão de ocorrência de tal fenômeno, recomenda-se acompanhar as próximas atualizações desta notícia.
Geada e agricultura
Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.
Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, possui uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de 5 (cinco) dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro.