Diante do aumento nos focos de incêndio que atingem o Pantanal Sul-mato-grossense, a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, unidade especializada da Secretaria Estadual de Segurança Pública, mobilizou helicópteros para o combate direto nas regiões afetadas pelas queimadas.
As aeronaves modelo Airbus H125 estão baseadas no quartel da Polícia Militar Ambiental em Corumbá, de onde partem para atuar em toda a região afetada pelo fogo.
Os helicópteros possuem equipamentos especiais denominados “bambi bucket” (helibalde), possuindo capacidade para lançar até 820 litros de água de uma só vez. Em razão da versatilidade e agilidade proporcionadas pelos helicópteros, os lançamentos são realizados em baixa altura com extrema precisão.
As aeronaves são utilizadas ainda no transporte de brigadistas e equipamentos, possibilitando rápida movimentação das equipes para combater novos focos de incêndio antes que o fogo se alastre. São utilizadas também como plataforma de observação e monitoramento, trazendo maior segurança para a operação como um todo.
As aeronaves permanecerão na região de Corumbá durante todo o período de queimadas, buscando propiciar um combate a incêndio mais rápido e eficaz, possibilitando a diminuição do tempo de deslocamento e acesso irrestrito a áreas de difícil acesso.