O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã de hoje (18) um alerta para tempestade em 74 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados.
De acordo com o alerta poderá chover em grande parte do estado um acumulado entre 50 a 100mm por dia na região, podendo ocorrer ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Ricardo Fietz, confirmou a nota emitida pelo sistema Alert-AS do INMET , com grande chance de ocorrência de ventos fortes e até mesmo granizo, em áreas isoladas. “Tem previsão de chuvas maiores para hoje (18) e domingo. No sábado pode chover, mas com menor volume”, comentou Fietz.
O último registro de acumulado de chuva em Dourados foi no dia 12 agosto, com 29mm. “Essa chuva é bem-vinda, pois além da vegetação estar precisando, vai umedecer o ar. Ontem de tarde a umidade do ar chegou a 21%”, destacou o agrometeorologista.