Uma forte onda de calor deve ser registrada em boa parte do Estado, na última semana do inverno, o termômetro em Dourados poderá atingir os 41°C na sexta-feira (22). Não há previsão de chuva para os próximos dias na região.
De acordo com informações do site Clima Tempo, a atuação de um bloqueio atmosférico, vai impedir o avanço de frentes frias ao longo destes próximos dias - ficando restrito ao estado do Rio Grande do Sul - com isto, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
A MetSul Meterorologia adverte para um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.
O pior do calor, de acordo com o site, deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.
O inverno, que acaba neste sábado (23) às 3h50 pelo horário de Brasília, pode iniciar com marca histórica de calor em todo país.