A direção do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) entregou na manhã desta terça-feira (4), a Medalha Águia da Fronteira a 32 autoridades civis e militares. A solenidade aconteceu na sede do DOF em Dourados, em comemoração aos 36 anos de criação da unidade em Mato Grosso do Sul.
Entre os agraciados estão 13 integrantes do DOF, oito policiais militares da PMMS, três delegados da Polícia Civil de MS, um delegado de Polícia Federal, um investigador de Polícia Civil do Paraná, um Fiscal Tributário Estadual de Mato Grosso do Sul, um fiscal da Receita Federal, um produtor rural, além do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, do general de brigada e comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados Marcello Yoshida, e do prefeito de Dourados, Alan Guedes.
Participaram do evento o vice-governador José Carlos Barbosa, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira, o diretor do DOF, coronel PM Everson Antônio Rozeni, além de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de cidades assistidas pelo DOF.
Reconhecimento federal
A Câmara dos Deputados aprovou e expediu Moção de Congratulações em Reconhecimento aos bons serviços prestados pelo DOF à nação brasileira no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. A comenda foi uma propositura do deputado federal Rodolfo Nogueira, que a entregou durante a solenidade ao Diretor do DOF.
Medalha
A Medalha Águia da Fronteira foi criada pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 para ser outorgada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao DOF e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram, decisivamente, para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento.
A entrega foi realizada, pela 1ª vez, na comemoração dos 15 anos da Instituição Policial, tornando-se tradição a cada ano. A lista com os nomes dos agraciados este ano, assim como de ano anteriores, pode ser vista no site da unidade www.dof.ms.gov.br.