O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul recebeu uma equipe da empresa Valid, que será a nova responsável pela emissão e digitalização de todos os processos de CNH, para a primeira reunião do planejamento de transição de tecnologia no órgão. O encontro aconteceu na quarta-feira (4).
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Detran, Robson Alencar, essa primeira reunião, chamada de kick off, foi uma apresentação das equipes que irão trabalhar juntas na transição.
“Temos um pouco mais de um mês para alinhar os procedimentos para uma transição eficiente tanto do monitoramento de aulas, quanto da emissão de CNH, todos os processos”, explicou o diretor.
A empresa Valid tem mais de 60 anos e já trabalha com a emissão de ID em todo o país. A atuação na área de CNH é em estados como Ceará, Paraíba, Bahia e Paraná. Para a nova parceria com o Detran, a empresa apresentou um projeto inovador.
“A inovação que a gente está trazendo para esse contrato é a garantia da identificação única do condutor na base de dados do Detran do Mato Grosso do Sul. Com essa nova tecnologia, vamos conseguir evitar que uma pessoa venha com documentos diferentes e emita duas CNH. Isso aumenta a segurança do processo de validação”, explicou Paulo Gallant, representante da Valid.
O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior, deu boas vindas a nova equipe e pediu calma no processo de transição, para que nenhum serviço do órgão seja interrompido.
“Estamos mexendo com algo muito sensível, não podemos interromper os serviços. Imagine o caos que é, por algum motivo, ficar sem algum serviço. Então vamos com muita calma nessa transição, para que faça da melhor maneira possível”, disse Rudel.
Sobre novas tecnologias nos processos de CNH, o diretor presidente lembrou que o Detran de Mato Grosso do Sul sempre está à frente de outros estados. "A primeira transferência de CNH entre estado totalmente digital foi aqui. A primeira CNH digital foi aqui. Estamos sempre um passo à frente e por isso existe uma pressão por sempre inovar e avançar. Vamos cobrar entrega no sentido de estar sempre na frente, por já estarmos muito à frente e por determinação do Governo do Estado”, enfatizou Rudel.
A reunião de kick off contou ainda com a participação de todos os diretores do Detran, o diretor-adjunto, Juvenal Neto e servidores que trabalham com os processos de CNH.