O volume de chuva na região sul do Estado continua castigando comunidades ribeirinhas e grande parte da população de Fátima do Sul. Ponto conhecido como Ilha do Sol, em Fátima do Sul, ficou debaixo d’água após chuvas, e conforme apurado pela reportagem do Campo Grande News, segue com pontos de alagamento nesta quinta-feira (2). O local fica no Rio Dourados, que percorre diversos municípios do Estado, entre Rio Brilhante e Antônio João.
O rio teve cheia que interditou a Estrada do Iguassú, trajeto de vários ribeirinhos. De acordo com o Fátima News, a última cheia foi em 2015, quando a água ultrapassou a ponte do Rio Dourados e alagou residências no Bairro Navegantes.
Mato Grosso do Sul tem registrado chuva torrencial desde sexta-feira em vários lugares. Bonito, por exemplo, registrou mais de 100 milímetros de precipitação em uma mesma manhã. Bairros de Aquidauana têm passado por reformas no asfalto, após as fortes chuvas.
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul receberam alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre chuvas intensas, que devem terminar até 10h de sexta-feira (3).
As recomendações vêm em meio a diversas situações calamitosas provocadas pelas chuvas. Os municípios de Ribas do Rio Pardo, Ivinhema e Ponta Porã são alguns dos que decretaram situação de emergência, o que possibilita angariar recursos do governo federal e executar gastos com menos burocracia.