O apagão nacional registrado na manhã desta terça-feira (15) afetou 13 cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas Dourados. segundo a Energisa, seis cidades tiveram o fornecimento de energia interrompido por completo - Corumbá, Bodoquena, Itaquirai, Fatima do sul, Vicentina e Laguna Caarapã.
Além de Dourados, as cidades impactadas parcialmente foram Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Caarapó, Jardim e Rio Brilhante. Na área rural, os municípios atingidos foram Eldorado, Ivinhema e Bonito.
Em nota divulgada nesta manhã, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste. De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
Leia a nota da Energisa
“A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. Entre as distribuidoras do Grupo, a Energisa Mato Grosso do Sul, Minas Rio, Sul-Sudeste e Paraíba tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. Ainda em andamento, constam Energisa Rondônia, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe.
Na área de concessão da Energisa Mato Grosso do Sul, o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. A interrupção aconteceu às 8h30 sendo normalizada às 8h57.
Os municípios afetados na totalidade foram: Corumbá, Bodoquena, Itaquirai, Fatima do sul, Vicentina e Laguna Caarapã. Entre as cidades impactadas parcialmente estão: Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Dourados, Caarapó, Jardim e Rio Brilhante. E na área rural, os municípios atingidos foram: Eldorado, Ivinhema e Bonito".