Pelo menos 99 mil clientes em 17 municípios de Mato Grosso do Sul foram afetados pelo apagão nacional registrado nesta terça-feira (15) no país. O balanço foi divulgado pela concessionária Energisa.
Segundo a empresa, o fornecimento de energia na área de concessão da Energisa Mato Grosso do Sul foi restabelecido integralmente às 7h57. De manhã, houve ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Como medida de segurança à operação do sistema elétrico, houve a interrupção do fornecimento de energia em diversas regiões do país às 8h31 (horário de Brasília). O reestabelecimento foi autorizado de forma gradativa pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), seguindo os protocolos técnicos e de segurança. Em Mato Grosso do Sul, houve registro de interrupção entre às 7h30h e 7h57h.
“Vale ressaltar que o desligamento das unidades consumidoras ocorre de forma automática, seguindo determinação do ONS. As distribuidoras precisaram aguardar as orientações do Operador para restabelecer o sistema de forma segura. As causas do problema ainda estão sendo apuradas pelo NOS”, informou a Energisa.