A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e da Delegacia Regional de Três Lagoas, desencadeou na manhã de hoje (7) a Operação Vaga Zero em Selvíria.
Os policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão determinadas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Três Lagoas na Prefeitura de Selvíria, nas dependências das secretarias de Saúde, de Finanças e de Licitações.
Também houve cumprimento de medida cautelar no hospital do município, onde foram apreendidos documentos de interesse da investigação sobre crimes de fraude em licitação, peculato e possível associação criminosa.
As investigações começaram na Delegacia de Polícia Civil de Selvíria e posteriormente foram encaminhadas ao Dracco por se tratar de crimes contra a administração pública.
As denúncias revelam que a Secretaria de Saúde do município estaria dispensando licitações de forma ilegal em favor de empresas prestadoras de serviços médicos, indicando justificativas genéricas, para transporte médico de urgência e emergência (vaga-zero) de pacientes do hospital de Selvíria para Campo Grande no período entre 2015 e 2019.
De acordo com os fatos denunciados à Polícia Civil, empresas de outro Estado, distantes 700 km de Selvíria, teriam sido contratadas para prestação do serviço, sem justificativa clara que indicasse a dispensa da contratação.
Também chamaram atenção para irregularidades as sucessivas dispensas de licitação para contratação de serviços médicos de transporte intermunicipal de pacientes, ocorridas em curto espaço de tempo, mesmo a Secretaria Municipal de Saúde dispondo de serviço próprio de UTI móvel.