O Governo de Mato Grosso do Sul cancelou nesta segunda-feira (5) a designação do tenente-coronel José Roberto Nobres de Souza para cargo de confiança na Casa Militar, órgão responsável pela segurança institucional do governador Eduardo Riedel e do vice-governador José Carlos Barbosa.
José Roberto comandou o 8º Batalhão da PM de Nova Andradina por três anos e deixou cargo na sexta-feira, substituído pelo tenente-coronel Paulo Renato Ribeiro.
A designação dele para a Casa Militar foi assinada no dia 23 de maio deste ano. O Campo Grande News apurou que José Roberto atuaria no setor de inteligência.
Hoje, no entanto, a medida foi declarada sem efeito em documento assinado pelo secretário de estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina. A mesma resolução manda o oficial ficar à disposição do Comando-Geral da PM.
Jornalista
O cancelamento da designação do tenente-coronel José Roberto Nobres de Souza ocorre três dias após o jornalista Sandro de Almeida Araújo, 46, acusar quatro policiais militares à paisana de agressão, tortura e abuso de autoridade após persegui-lo em dois veículos oficiais descaracterizados.
Câmeras de segurança gravaram o momento em que os quatro homens impediram o jornalista de entrar em casa, o jogaram no chão com golpe “mata-leão” e o agrediram. Segundo a vítima, os policiais afirmaram que “cumpriam ordens”.
Editor do site Jornal da Nova, Sandro Araújo afirmou que sofre perseguição por parte do tenente-coronel José Roberto. Durante o período em que o oficial comandou o 8º Batalhão, a Polícia Militar registrou dois procedimentos na Polícia Civil para exigir que o jornalista revelasse fontes de reportagens sobre a segurança pública.
Hoje, a PM informou que os quatro policiais envolvidos na ação ilegal serão transferidos. O caso também já chegou ao conhecimento do Ministério Público. Apenas um deles estava de serviço na sexta. Um estava de licença, outro de folga e o quarto está lotado atualmente em Bonito.
O Campo Grande News questionou a assessoria de comunicação da PM e a Secretaria Estadual de Governo sobre o motivo do cancelamento da designação do tenente-coronel José Roberto para a Casa Militar, mas não obteve resposta.
A assessoria da PM informou que o assunto é de responsabilidade da Secretaria de Governo. Já a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) informou que o questionamento deveria ser feito à Polícia Militar.
Crédito: Campo Grande News