Pesquisa registrada no TRE/MS aponta vereador com 26,9% das intenções de voto contra 23,9% de Rodrigo Garib e 17,3% de Silvana Vasconcelos
Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Informa Comunicação e Pesquisa e registrada perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul sob o número MS-05885/2024, aponta que o vereador Wagner da Garagem lidera a corrida pela sucessão da prefeita Ilda Machado com 26,9% das intenções de voto, contra 23,9% de Rodrigo Garib e 17,3% de Silvana Vasconcelos.
Por outro lado, 23,7% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e outros 8,2% responderam que não votariam em ninguém, votaria em branco ou anularia o voto. Foram entrevistados 376 eleitores de Fátima do Sul, nos bairros, centro da cidade, distritos e zona rural, com margem de erro de 5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul sob o número MS-02264/2024.
O instituto Informa Comunicação e Pesquisa também fez a simulação estimulada na disputa direta entre os pré-candidatos. Nesse cenário, Wagner da Garagem teria 29,8% das intenções de voto contra 26,3% em Rodrigo Garib, enquanto 27,1% responderam que não saberiam em qual dos dois votariam ou não quiseram responder, com outros 16,8% afirmando que não votariam em nenhum dos dois, votariam em branco ou anulariam o voto.
Do segundo cenário de disputa direta na pesquisa estimulada, quando o entrevistador fez a pergunta “se as eleições para prefeito de Fátima do Sul fossem hoje, em qual desses dois nomes você votaria?”, a resposta 27,1% em Rodrigo Garib contra 22,1% que declararam intenção de voto em Silvana Vasconcelos. Exatos 27,7% disseram não saber em qual dos dois votaria, enquanto 23,1% responderam que não votariam em nenhum dos dois nomes, votariam em branco ou anulariam o voto.
Mais rejeitado
O instituto Informa Comunicação e Pesquisa também fez a seguinte pergunta estimulada aos eleitores: “se as eleições para prefeito de Fátima do Sul fossem hoje, em qual desses nomes você não votaria de jeito nenhum?”. Nesse cenário, 37,2% não souberam responder ou não responderam, quando 21,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Silvana Vasconcelos de jeito nenhum e outros 19,4% rejeitaram voto em Rodrigo Garib. A menor rejeição entre os entrevistados é de Wagner da Garagem, com apenas 11,2% dos eleitores respondendo que não votariam nele se as eleições para prefeito de Fátima do Sul fossem hoje. Ainda sobre rejeição dos pré-candidatos, 10,4% responderam que não rejeitam nenhum dos nomes.
Sobre a pesquisa
A pesquisa teve como plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro, entre o eleitorado de Fátima do Sul, com 16 anos ou mais, dentro de setores selecionados aleatoriamente, tendo como estatístico responsável Guilherme Alvarenga Maia (CONRE Nº 10699).
Os entrevistados foram escolhidos com base em quotas proporcionais, considerando gênero (47% masculino, 53% feminino); faixa etária (11% entre 16 e 24 anos, 18% entre 25 e 34 anos, 18% entre 35 e 44 anos, 19% entre 45 e 59 anos 34% com mais de 60 anos); nível de escolaridade (19% analfabeto/lê e escreve, 38% ensino fundamental incompleto, 9% ensino fundamental completo, 13% ensino médio incompleto, 12% ensino médio completo, 3% ensino superior incompleto e 6% ensino superior completo); nível econômico (22% sem rendimento ou com renda até 1 salário mínimo, 30% de 1 a 2 salários mínimos, 34% de 2 a 5 salários mínimos, 14% mais de 5 salários mínimos).
Os 376 eleitores de Fátima do Sul foram entrevistados no Pioneiro, Distrito de Culturama, zona rural, Centro Educacional, Jardim dos Ipês, Vila Hidalgo, Jardim Katira, Jardim São Paulo, Cohab, Centro, Brasilândia, Vila Tatiane, BNH, Jardim Pacaembu, Morada do Sol, Jardim Boa Vista, Jardim Paraiso, Jardim Brasil, Portal das Águas, Jardim Cavalcanti, Jardim Eliane, Jardim Oliveira.