A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 13 para sete pontos, segundo pesquisa da FSB Consultoria, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo BTG Pactual. A senadora Simone Tebet (MDB) segue com 3% faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições.
O ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT), segue em terceiro, sem risco de ser ultrapassado pela emedebista, conforme o levantamento. O FSB/BTG ainda não incluiu na sondagem o nome da senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que acabou sendo homologada no lugar do deputado federal Luciano Bivar.
Na espontânea, Lula tem 38%, contra 31% de Bolsonaro, 3% de Ciro, 1% de Simone e 2% de outros. Conforme a pesquisa, 14% seguem indecisos, 6% não votariam em nenhum, 4% votariam nulo ou branco.
O levantamento ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 5 e 7 deste mês e tem margem de erro de 2% para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-08028/2012.
Na estimulada, Lula passou de 44%, no mês passado, para 41%, enquanto Bolsonaro oscilou de 31% para 34%. Ciro caiu de 9% para 7%, enquanto Simone passou de 2% para 3%. A emedebista já registrou 4% em meados do mês passado.
O candidato do Avante, André Janones, que desistiu para apoiar Lula, tem 2%, enquanto Pablo Marçal (PROS), que também saiu porque o partido vai apoiar o petista, tem 1%. Eymael (DC) tem 1%, enquanto os demais ficaram com 0%. Brancos e nulos somariam 2%, enquanto nenhum 5% e indecisos, 3%.
Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro (51% a 39%), Ciro (47% a 32%) e Simone (50% a 29%). Ciro ganharia de Bolsonaro (48% a 41%). O presidente venceria Simone (44% a 40%).