Está sendo aguardado com grande expectativa pela classe produtora e empresarial da cadeia produtiva do leite, o Seminário Estadual do Leite. Com o tema “Desafiando Gestores e Criando Oportunidades” o evento reunirá os principais órgãos que atuam no setor leiteiro de Mato Grosso do Sul e, principalmente, palestrantes de altíssima capacidade técnica, no “Plenário Dep. Júlio Maia” - Palácio Guaicurus - Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30).
O credenciamento dos inscritos terá início às 13h, com a formação da mesa de autoridades às 13h30. A 1ª palestra, às 14h está a cargo de Samuel José de Magalhães Oliveira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG). Ele apresentará o “Panorama do mercado do leite no Brasil”, destacando os fenômenos que estão impactando o consumo de leite, inclusive, o fato dos preços de leite e derivados pressionarem a inflação medida pelo IPCA. A palestra terá como coordenador da mesa: Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro.
A 2ª palestra programada para às 14h30min terá a presença de Heloise Duarte, de Belo Horizonte (MG), que trará ao público o tema: “Leite A2 e Certificações ESG – Beba Mais Leite”. Em síntese, a médica veterinária abordará o tipo de leite que o consumidor bebe, as etapas da produção leiteira e apresentará o leite A2 aos consumidores. Sobre Agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) destacará as práticas de uma empresa ou organização nestas três grandes áreas, que permitirão avaliar o progresso obtido frente a estas questões visando à certificação. O coordenador da Mesa será Wilson Noboyuki Igi.
A história vivida diariamente pelo agroindustrial do setor de laticínios será sintetizada na 3ª palestra, às 15h, com exposições do produtor Lineu Pasqualotto, que foi convidado a apresentar a palestra: “Leite Missões – Um Case Sucesso”. O coordenador da mesa será Paulo Fernando Pereira Barbosa.
O Seminário Estadual do Leite proposto pelo Coordenador da Frente Parlamentar do Leite, deputado Renato Câmara, além do apoio da Assembleia Legislativa de Mato grosso do Sul, conta com as parcerias da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do MS, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e de todas demais entidades que de uma forma ou de outra estão ligadas à cadeia produtiva.
O deputado disse que o alto nível dos palestrantes e, sobretudo, os temas que serão abordados justificam a grande expectativa em torno do evento. “Serão informações que em seu bojo trazem dados atualizados, técnicas e projeções, bem como o comportamento do mercado atual e futuro. Portanto, assuntos de grande interesse dos produtores interessados em buscar melhorar a produção, ampliar seus negócios ou mesmo se firmar na atividade”.
“Ao sugerirmos o seminário, nosso propósito é contribuir teoricamente para melhorar o setor leiteiro de Mato Grosso do Sul, e juntos com as entidades privadas e o Governo do Estado, darmos luz ao produtor e agroindustriais e, simultaneamente, discutirmos mais apoios e incentivos para que o MS volte a ser destaque na produção de leite, garantindo mais renda e desenvolvimento ao setor”, argumenta Renato Câmara.