A secretária de Educação, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (MEC), Zara Figueiredo, estará em Dourados nesta segunda-feira (18) visitando escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em agenda de trabalho. A visita foi solicitada pelo deputado Geraldo Resende (PSDB).
Composta também pela coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Rosilene Cataá Tuxá, indígena do povo Tuxá, a comitiva terá ainda a participação do deputado federal Geraldo Resende; da secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania Viviane Luiza; do secretário estadual de Educação Hélio Queiroz Daher; do subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários Fernando Souza e da vice-reitora da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Celi Corrêa Neves.
Logo após a chegada a Dourados, na parte da manhã, as autoridades vão se deslocar para a primeira vistoria, a ser feita na Escola Municipal Indígena Agostinho, na Aldeia Bororó. A segunda será na Escola Municipal Indígena Araporã (Aldeia Bororó). A seguir a comitiva se dirigirá até a Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.
Também na parte da manhã está prevista uma reunião com lideranças, coordenadores e diretores das escolas da Reserva Indígena de Dourados, que acontecerá na Escola Guateka Marçal de Souza, situada na Aldeia Jaguapiru. Na parte da tarde, as autoridades vão se reunir com a reitoria da UEMS, na sede da Casa da Cultura; e com o prefeito Alan Guedes, no auditório da Prefeitura.
Os levantamentos que serão feitos pelos técnicos do Ministério da Educação poderão resultar em projetos como a reforma de todas as escolas das aldeias; implantação de escolas de tempo integral; formação especial para os professores; recursos para merenda diferenciada; implantação de áreas de recreação, lazer e atividades de esporte e cultura.