O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira (13), que a instalação de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares de Mato Grosso do Sul está fora de cogitação neste momento. O chefe do Parque dos Poderes diz que a PM do Estado é uma das melhores do país.
“A nossa polícia é uma das melhores do Brasil, não dito por mim, dito por todos os indicadores dos anuários que demonstram a sua atuação em uma condição muito particular”, declarou Riedel, durante entrevista. “Então é uma polícia capacitada, treinada, que passou por um investimento muito grande, que continua em equipamento, em viatura, para proporcionar segurança pública e, mais recentemente, em inteligência”.
A maioria dos estados brasileiros já adota, está testando ou avaliando a utilização de câmeras operacionais portáteis por forças de segurança, segundo levantamento do Monitor da Violência e apuração do portal G1, em agosto deste ano.
As PMs de 7 estados utilizam câmeras operacionais portáteis em algum grau – o que representa 25% das unidades da federação do país. São eles: Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Já 10 estados afirmam que a adoção das câmeras está em andamento. Eles estão em estágios diferentes: alguns afirmam que estão elaborando editais de licitação para a compra dos equipamentos; outros dizem que já estão com o processo de licitação em andamento ou em fase de testes das câmeras.
Outras 9 unidades da federação afirmam que estão em estágios anteriores, de realização de estudos de viabilidade e avaliações sobre a utilização das câmeras.