Por intermédio do presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB) e do vereador Olavo Sul (MDB), será realizada sessão solene para entrega de honrarias para a Defesa Civil, nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 19 horas, na Casa de Leis.
O evento ocorrerá após a finalização do 1º Curso de Formação de Agentes Voluntários, em Dourados, iniciado no dia 14 de outubro e com encerramento previsto para o próximo dia 21. Foram disponibilizadas 50 vagas, com carga horária total de 20h.
Conforme os membros da equipe, a nova capacitação é necessária devido ao contingente limitado da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), no momento limitado a quatro pessoas para atender a maior e mais populosa cidade do interior do Estado.
Um dos intuitos da Defesa Civil é adotar medidas necessárias para a redução dos riscos de desastres e em questões de pronta respostas e atendimento às vítimas de desastres/catástrofes e eventos adversos como chuvas intensas, vendavais, enchentes, incêndios florestais, etc.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Rodrigo Vitorino da Cruz, “o objetivo do curso é treinar e capacitar os voluntários que a Defesa Civil já tem e atrair novos voluntários”. Além disso, ele cita a necessidade de preparar a sociedade para que todos saibam como se portar em situações de risco.
Durante o curso são abordadas noções de Defesa Civil; utilização de EPIs (Equipamento de proteção individual); manuseio de motosserras; combate a princípio de incêndio; noções de primeiros socorros e rádio amadorismos, etc.
Propositor da sessão solene, Olavo Sul considera que "é de suma importância qualificar os cidadãos voluntariados aos serviços de apoio à comunidade, sendo primordial o aperfeiçoamento dos voluntários em especial aos primeiros socorros e combate aos princípios de incêndio”.
Os vereadores Laudir e Olavo Sul receberam os membros da Defesa Civil na Câmara, em setembro. Já na última sexta-feira (14), Laudir Munaretto acompanhou uma das etapas do curso de formação, na base da Defesa Civil, no Ceper do Flórida, no Parque Antenor Martins.
“É importante compreendermos a importância do trabalho realizado por esses profissionais e apoiarmos o fortalecimento dessas ações porque trarão resultados positivos para a nossa comunidade. A Câmara sempre será parceira da Defesa Civil”, enfatizou o presidente da Casa de Leis.