O superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso do Sul, Celso de Souza Martins, deve ser mantido no cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, o engenheiro agrônomo conseguiria um feito e tanto, se manter no posto desde 2015 e passar por quatro presidentes da República.
Celso Martins é servidor concursado do quadro efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) há 16 anos. Em agosto de 2015, o fiscal federal agropecuário foi nomeado para comandar a Superintendência em MS pela então ministra Kátia Abreu (PP), no governo Dilma Rousseff (PT).
Até sua nomeação como Superintendente, Celso Martins respondia pela chefia da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Mapa. Ele já ocupou o cargo de secretário de Estado da Agricultura no período de 1995-1996 e secretário de Estado do Meio Ambiente entre 1996 e 1998, na gestão de Wilson Barbosa Martins.
Após o governo petista, Martins passou pelas gestões de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e segue com Lula. Coordenador da bancada federal, deputado Vander Loubet (PT) desconversa sobre a confirmação de algum nome, também para a Superintendência do Ibama em MS.
“Em relação a esses dois cargos, não temos nomes definidos. Estamos lidando com esse processo de uma forma muito tranquila, estamos construindo o perfil desses cargos em conjunto, conversando com a bancada e com o ministro Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência”, disse Vander.