Celso Dal Lago ou o ex-vice-governador Moacir Kohl podem ser convocados para assumir o cargo de Simone Tebet (MDB), nomeada e empossada como ministra do Planejamento. Um dos substitutos poderá assumir a cadeira pelo período de 30 dias, já que o mandato da emedebista termina em fevereiro de 2023. Ela foi eleita em 2014.
Empossada neste domingo (01) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ela vai se licenciar. Os trâmites ainda estão acontecendo. Ainda não sabemos se o suplente vai assumir”, informou a assessoria, o Congresso Nacional está de recesso, a convocação do suplente ainda é uma incógnita.
O pecuarista Celso Dal Lago Rodrigues (MDB), primeiro suplente da presidenciável Simone Tebet (MDB), foi condenado a quatro anos e oito meses por corrupção em junho de 2016, conforme reportagem do portal Uol. Ele foi um dos 68 dos alvos da Operação Uragano, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 contra um esquema de corrupção em Dourados.
Ele acabou sendo condenado a quatro anos e oito meses de reclusão no aberto em junho de 2016. A Justiça substituiu por prestação de serviços à comunidade por 1.700 horas e ao pagamento de 120 salários mínimos em favor do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Dourados), mas de acordo com informações do site O Jacaré ele nunca pagou nada. Ele ingressou com habeas corpus e conseguiu se livrar da condenação porque o crime prescreveu.