Diferença para segundo colocado, o atual prefeito Alan Guedes, superou os 26 mil votos
O ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB), eleito neste domingo (6) para administrar o município de Dourados de 2025 a 2028, venceu com a maior diferença de votos para o segundo colocado na história da cidade, emancipada em 1935.
Radialista e dono da 94 FM, rádio líder de audiência em Dourados, Marçal Filho recebeu 60.418 votos (50,05% dos válidos). Se Dourados tivesse segundo turno, Marçal seria eleito ontem mesmo. Com 163.229 eleitores, o município ainda precisa de 36.771 novos votantes para ter segundo turno no pleito municipal.
A diferença para o segundo colocado, o atual prefeito Alan Guedes (PP), foi de 26.391 votos. “Azarão” em 2020, quando derrotou a aliança entre DEM (atual União Brasil) e PSDB, o prefeito ficou com 28,19% dos votos válidos, recebendo o apoio de 34.027 eleitores na eleição de ontem.
“A responsabilidade aumenta porque é uma vitória histórica. Acompanho eleições em Dourados há muito tempo. Fui candidato a vereador pela primeira vez em 1988. Naquela eleição, o Braz Melo ganhou por 40 votos do José Elias Moreira. De lá para cá, todas as eleições foram com diferença de votos pequena, nunca uma diferença tão grande assim”, disse Marçal.
O prefeito eleito lembrou que o resultado das urnas vinha sendo mostrado nas pesquisas há um bom tempo, bem antes da campanha eleitoral, quando não havia nem mesmo definição de quem seria candidato.
Marçal Filho se filiou ao PSDB em março deste ano a convite do deputado estadual Zé Teixeira, justamente para ser candidato a prefeito. Antes, estava filiado ao Progressistas, mesmo partido de Alan Guedes.
Mais uma vez, Marçal reclamou dos ataques que sofreu durante a campanha eleitoral. “Ataques de forma pessoal, ofendendo minha honra, ofendendo minha família, mas esses ataques não surtiram efeito, porque a população queria votar. Isso aumenta em muito a minha responsabilidade”.
Apesar das críticas na campanha, o prefeito eleito disse que a eleição acabou e que de hoje em diante vai conversar com todos os representantes políticos de Dourados, para definir projetos e ações.
“O desafio não vai ser fácil, mas estou preparado. Acabou a campanha, de amanhã em diante não tenho mais adversário político em Dourados”, afirmou Marçal Filho.