A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou durante a 25ª sessão ordinária da Câmara de Dourados, realizada nesta segunda-feira (28), indicação ao secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, providências urgentes para garantir o cumprimento da Lei Municipal de sua autoria que assegura atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia nos órgãos e serviços públicos de Dourados.
A medida busca garantir dignidade e respeito às pessoas diagnosticadas com essa condição crônica e muitas vezes invisível, que provoca fortes dores físicas e emocionais. Apesar da sanção da lei no município, a vereadora afirma que tem recebido diversas reclamações sobre o descumprimento da norma em unidades de saúde e repartições públicas.
“Essa é uma causa que abraçamos com responsabilidade e empatia. A dor da fibromialgia pode não ser visível, mas é real. Precisamos assegurar o direito dessas pessoas e garantir que sejam tratadas com respeito e prioridade”, afirmou Liandra.
Entre os pontos solicitados pela vereadora à Secretaria Municipal de Saúde estão a aplicação imediata e fiscalização do cumprimento da lei municipal; a capacitação dos servidores para o atendimento adequado aos pacientes com fibromialgia; adequação da sinalização nos espaços públicos, incluindo a identificação da fibromialgia como prioridade; e campanhas de divulgação da lei para informar a população e os profissionais envolvidos.
A vereadora Liandra destaca que o poder público necessita colaborar com ações integradas que garantam a efetividade da lei e a promoção do cuidado com quem mais precisa.
“A fibromialgia precisa ser reconhecida pelo poder público como uma questão de saúde e dignidade. Vamos lutar por isso e que a lei seja cumprida”, finalizou a parlamentar.