Na 28ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (29), o vereador Laudir Munaretto (MDB) solicitou a realização de convênios entre a Prefeitura de Dourados e as universidades do município (hospitais universitários) para atendimento de animais.
A solicitação é para que sejam disponibilizados atendimentos clínicos, cirúrgicos e emergenciais, castração e consultas gratuitas a animais errantes e comunitários, além daqueles que tenham tutores em vulnerabilidade social.
Segundo levantamentos do IBGE, o Brasil é o segundo país no mundo em números de cães e gatos. Por isso existem sérios problemas relacionados a animais abandonados, que acabam procriando e vivendo de acordo com as condições possíveis.
“Essa situação de animais abandonados já se tornou uma questão de saúde pública e não há como a responsabilidade ficar apenas com os protetores, que precisam tirar do próprio bolso o valor para custear os atendimentos”, explicou o vereador Laudir.
O documento foi endereçado ao prefeito Alan Aquino Guedes de Mendonça e ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima.
Audiência pública
Por proposição do vereador Laudir, no dia 16 de agosto foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Dourados, com o tema “Defesa dos Animais como Questão de Saúde Pública”.
Um dos objetivos foi sensibilizar a população e o poder público quanto à importância de medidas preventivas destinadas à precaução e combate aos maus-tratos e abandono de animais em Dourados.
“Há vários protetores de animais no nosso município que precisam de amparo para continuar esse trabalho, por isso precisamos ampliar o espaço de discussão para que também aumente o número de pessoas nessa luta”, enfatizou Laudir.