Em sessão ordinária na Câmara de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação solicitando a realização de ações visando a criação do Programa de inclusão social e capacitação técnica profissionalizante para o menor infrator, em Dourados.
O objetivo é proporcionar a reinserção social do adolescente que esteja cumprindo ou tenha cumprido medida socioeducativa nos termos do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, diminuindo o estigma social que ainda há em acerca daqueles que praticaram atos infracionais.
A proposta vista priorizar, como política pública de nível municipal, a qualificação técnica e colocação profissional do adolescente que já tenha tido contato com as medidas socioeducativas.
Neste caso devem ser inseridos aqueles que já sofriam com a exclusão social antes do cometimento do ato infracional e também após, fazendo com que as medidas socioeducativas cumpram o seu papel ressocializador.
“Adolescentes e jovens são produtos da sociedade e, muitas vezes, reproduzem o sistema de violência, opressão e abandono em que estão inseridos. Muitos deles precisam de uma chance para mudar e retornar para a sociedade de forma correta e digna”, explica o vereador Laudir.
O documento foi endereçado ao prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima, a secretária de Assistência Social, Daniela Weiler Wagner Hall e a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes Educação.