O vereador Laudir Munaretto (MDB) recebeu na manhã desta segunda-feira (5) o biomédico Felipe Bittecourt, professor e responsável pelo laboratório de análises clínicas do curso de Biomedicina da Unigran e que atua também em Fátima do Sul.
Durante a conversa, o biomédico ponderou que a categoria é classificada como uma das essenciais para os serviços de saúde e está em praticamente todas os setores: atua dentro de diversos tipos de laboratórios, em equipes cirúrgicas como perfusionista, na gestão em serviços de saúde, na imagenologia e no controle de qualidade.
“No entanto, apesar da importância, há algumas questões que precisam ser resolvidas na letra fria da lei”, disse Felipe.
O biomédico solicitou e obteve do candidato o compromisso de, se eleito, atuar tanto para que seja aprovado Projeto de Lei já em fase final de tramitação e que no seu Art. 2º estabelece que salário profissional para o biomédico será de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), corrigidos anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC ou em outro índice que venha a substituí-lo.
Felipe lembrou que quem sequenciou o coronavírus no país, por exemplo, foi uma biomédica, Jaqueline Goes, profissional muito experiente que já havia atuado no trabalho de combate a outros vírus.
O candidato a deputado federal ponderou que está havendo um processo crescente de regulamentação das profissões, sobretudo no que tange ao piso salarial, e que essas regulamentações estão corrigindo injustiças históricas.
Ao comprometer-se a representar os biomédicos na Câmara dos Deputados, ele aproveitou para ressaltar também a importância da profissão. “A Pandemia nos mostrou a importância da pesquisa, que não acontece apenas com a abnegação dos pesquisadores, cientistas e etc. É preciso investimento para dar condições de trabalho para que o biomédico atue na criação de soros, vacinas e medidas destinadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Essa será uma de nossas lutas em Brasília”, garantiu Laudir Munaretto.
O biomédico Felipe saiu satisfeito da reunião com o candidato. “Vou votar no Laudir porque tenho certeza de que ele será o deputado que vai brigar pelos biomédicos e acabar com algumas situações que infelizmente ocorrem por falta de uma regulamentação da profissão”, enfatizou o coordenador do laboratório do curso de Biomedicina da Unigran.