O vereador Laudir Munaretto (MDB) tem atuado de forma contundente para tratar da causa animal, em Dourados. Inclusive, recentemente, propôs uma audiência pública “Defesa dos Animais como Questão de Saúde Pública.
E a partir de agora, o parlamentar, que é candidato a deputado federal, reafirma o compromisso de apoiar a causa e levar as demandas dos protetores de animais, muitos deles independentes, para a Câmara Federal, caso seja eleito.
Visto que muitos protetores utilizam recursos próprios para custear os tratamentos dos animais recolhidos das ruas, Laudir Munaretto tem uma de suas propostas de mandato na Câmara dos Deputados de viabilizar recursos para a construção de um Hospital Veterinário para atendimento gratuito de animais e pets de toda a região da Grande Dourados.
Em conversa com Laudir Munaretto, um grupo de protetores voluntários listou alguns dos principais problemas, como a violência, o abandono de animais, a falta de uma política para castração e controle populacional de cães e gatos e as péssimas condições do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e a urgência do funcionamento do Castramóvel.
Além disso, o grupo solicitou auxílio na realização de campanhas e cartilhas de conscientização em relação a causa animal. Outro pedido é para que sejam firmados convênios com as faculdades de medicina veterinária do município.
“Precisamos proteger os animais e prevenir doenças que são transmitidas devido a procriação descontrolada ou abandono, por isso a importância de tratar essa situação como questão de saúde pública. Casa seja eleito, levarei esse tema para a Câmara Federal. Precisamos ampliar o espaço de discussão para que também aumente o número de pessoas nessa luta”, enfatizou o candidato.