O prefeito Marçal Filho fez na manhã desta terça-feira (20) a entrega de duas viaturas 0km para a Guarda Municipal de Dourados. Os veículos, da marca Fiat, modelo Cronos, foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), com contrapartida da Prefeitura, e ficarão à disposição do setor administrativo da corporação. Além das viaturas, os guardas municipais também receberão 200 coletes balísticos. A entrega simbólica da primeira unidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).
O comandante da GMD, Jamil da Costa Matos, classificou como “dia de conquistas” a cerimônia de entrega das viaturas e coletes de segurança, estes adquiridos com recursos do fundo financeiro da própria Guarda Municipal. Ele anunciou que mais dois veículos, tipo camionete, serão adquiridos, também com recursos de fundo. Além desses, mais uma viatura será adquirida, até ano que vem, para servir a Patrulha Maria da Penha.
O prefeito Marçal Filho fez um breve histórico da Guarda Municipal, criada no ano de 1996 e considerou que a instituição vem desempenhando excelente papel, cuidando não só do patrimônio público, como também ajudando na organização do trânsito. “A Guarda Municipal é um orgulho para Dourados”, enfatizou. “Tem feito muito pela segurança pública, apesar de não ser esse o seu papel, a função para a qual foi criada”, destacou o prefeito.
Marçal Filho avalia que a Guarda Municipal conquistou a confiança e credibilidade da população douradense por conta do trabalho que vem realizando ao longo dos anos, na defesa do patrimônio público e no reforço à segurança dos cidadãos. O prefeito aproveitou para falar de alguns feitos da administração e reafirmou que em quatro meses e meio de gestão já foi possível fazer muito daquilo que deixou de ser feito em quatro anos. “Trabalhamos muito nesses primeiros quatro meses de mandato”, ressaltou. “Estamos resgatando a autoestima da população e a confiança no poder público. Só não vê quem não quer”, disse.
Marçal reforçou ainda que a saúde pública continua sendo e sempre será a prioridade da gestão. “Estamos nos esforçando para recuperar as unidades básicas de saúde, que encontramos em estado precário, alguns prédios ‘caindo aos pedaços”, lembrou, mencionando também investimentos para melhorar o atendimento na saúde pública, “pois não é todo cidadão que tem condições de pagar plano de saúde para sua família, nem buscar atendimento médico na rede privada”.
Por fim, o prefeito parabenizou os guardas municipais pelo trabalho e conquistas da corporação e lembrou que na noite anterior a Câmara de Vereadores aprovou projeto do executivo concedendo reajuste salarial a todos os servidores.