A suplente do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, a professora douradense Gleice Jane Barbosa, visitou a Casa nesta segunda-feira (27) para encaminhar sua posse. Ela foi convocada no dia 22 para assumir a vaga deixada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), morto no dia 17 deste mês.
Gleice Jane se reuniu com seu futuro colega de bancada, o deputado Pedro Kemp (PT), e também com o presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP), para iniciar os preparativos para a posse.
Neste primeiro encontro na ALEMS, Gleice discutiu questões burocráticas, administrativas e funcionais do trabalho legislativo, assim como dialogou sobre projetos de lei, ações e outras atividades inerentes ao funcionamento do mandato.
A professora douradense também visitou o gabinete de Amarildo Cruz para se inteirar das atividades que vinham sendo desenvolvidas e aproveitou para reiterar seu pesar pela morte precoce do amigo a quem considera “um companheiro que trabalhou incansavelmente na construção de um Mato Grosso do Sul democrático e fraterno”.
Com a posse prevista para abril, após expiração de atestado médico para tratamento de saúde (ela foi diagnosticada com Síndrome de Guillain Barr), Gleice Jane tem refletido sobre a composição do seu gabinete. Ela afirma que o mandato será de diálogo, feminista e antirracista. Primeira mulher a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PT em 40 anos, Gleice, que é militante desde os tempos da universidade, quer desempenhar papel importante para a defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e no combate à desigualdade social.
Segundo ela, o futuro mandato deve ser fiel à trajetória de lutas do PT na defesa e promoção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, da democracia e dos direitos humanos. Assim como, será representativo para ecoar outras pautas importantes e defendidas por Gleice Jane na campanha eleitoral como a inclusão, os direitos LGBTQIAPN+, os direitos da juventude e a defesa do meio ambiente.