Morreu no final da manhã desta terça-feira (23) o ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda, aos 87 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias no hospital da Unimed, na Capital, com pneumonia.
Ao portal Campo Grande News, o filho do ex-governador, Paulo Cançado, afirmou que o pai tinha problemas no coração e nos rins e teve falência dos órgãos. A família ainda não divulgou informações sobre o velório.
Nascido e formado em engenharia em Uberaba (MG), Marcelo Miranda se mudou para Mato Grosso do Sul para trabalhar na construção da barragem de Jupiá, entre Três Lagoas e Castilho (SP). Depois, assumiu cargo no Departamento de Estradas de Rodagem, onde participou da construção de 4.500 quilômetros de estradas vicinais.
Marcelo Miranda entrou na política na década de 70. A convite do ex-governador Pedro Pedrossian e do ex-deputado federal Levy Dias, disputou a Prefeitura de Campo Grande e foi eleito em 1976.
Em 1979, renunciou ao mandato e foi nomeado governador do novo Estado, substituindo o primeiro governador de Mato Grosso do Sul, Harry Amorim Costa. Em 1982, Marcelo Miranda foi eleito senador e, em 1987, foi eleito governador, desta vez pelo voto popular. Seu último cargo público foi o de superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), de 2003 a 2012.