Escolhido como candidato a prefeito de Dourados nas eleições deste ano, o advogado e superintendente do Patrimônio da União, Tiago Botelho, defende que o ex-prefeito Larte Tetila (PT), seja indicado como vice. Ele venceu as prévias petistas com 76,9% dos votos neste domingo (7).
Botelho enfrentou nas prévias o vereador Elias Ishy (PT), que está no legislativo municipal há 24 anos. Conforme o resultado do pleito, o advogado teve 293 votos, contra 88 do adversário. Para o advogado, com o resultado, o partido vai atuar unido na eleição.
Esta será a segunda eleição de Tiago. Em 2022, ele foi candidato a senador em 2022 e ficou em 3º lugar, com 178 mil votos, dos quais 21,7 mil em Dourados.
Professor do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados, ele vai ter uma tarefa árdua, o atual prefeito, Alan Guedes (PP), que disputará a reeleição, e o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD). O segundo terá o apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB). O líder das pesquisas é ex-deputado Marçal Filho (PSDB), que deve abrir mão a pedido do Governo.
Indicado para ser o candidato do PT, Botelho aproveitou para criticar o adversário na disputa. Ele disse que o PT faz prévias e não tem ex-governador para decidir quem será o candidato a prefeito.
Ele também afirmou que a prioridade será eleger de três a quatro vereadores. Em Dourados, Tiago começa com o apoio do PCdoB e do PV, que fazem parte da federação com o PT.