Ciro Gomes caiu e Simone Tebet está empacada em 5% das intenções de voto
Pesquisa do Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estável com 45%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou positivamente de 32% para 34%. Já os candidatos da 3ª via não tiveram boas notícias, já que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu e as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) empacaram.
Conforme o levantamento, divulgado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, Lula permaneceu com 45%, mesmo índice registrado em 30 de agosto. Já Bolsonaro oscilou dois pontos, chegando a 34%. Ciro caiu de 9% para 7%, enquanto Simone ficou com 5%. Soraya permaneceu com 1%.
Os demais candidatos – Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) – não pontuaram. Indecisos somam 3%, enquanto brancos e nulos seriam 4%.
A pesquisa foi realizada com 2.676 eleitores em 191 municípios entre os dias 8 e 9 deste mês. A margem de erro é de 2% para mais ou menos. O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.
O Datafolha não foi a única péssima notícia do dia para Ciro. O presidenciável veio a Campo Grande esperando contar com um palanque, mas o PSDB lhe abandonou após conseguir o apoio do PDT.
Sem palanque, o pedetista se limitou, conforme entrevista, a posar na Capital para dar um abraço no governador Reinaldo Azambuja (PSDB). De acordo com o Campo Grande News, o ex-governador elogiou o tucano e até disse que votaria em Reinaldo se ele fosse candidato.
Reinaldo foi denunciado no STJ por ter recebido R$ 67,7 milhões em propina da JBS, conforme a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Ele é acusado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e chefiar organização criminosa, que teria causado prejuízo de R$ 209 milhões entre 2015 e 2016 aos cofres públicos.