Médico e vereador, Diogo Silveira Castilho, o Dr. Diogo (PSDB), deu parabéns e homenageou duas representantes de Dourados pelo Dia Internacional da Mulher. O curioso é que o parlamentar foi condenado por violência doméstica por ter agredido e ameaçado de morte uma cirurgiã dentista, que na época dos fatos era sua noiva.
Apesar do parlamentar ter sido condenado a suspensão dos direitos políticos, ele exerce o mandato normalmente. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto (MDB), o legislativo não foi comunicado da sentença pela Justiça. O emedebista disse que a mesa diretora ficou sabendo da condenação pela imprensa.
De acordo com Munaretto, a Câmara aguarda ser notificada oficialmente pelo Poder Judiciário para adotar “as atitudes cabíveis” contra o vereador. Conforme sentença do juiz Alessandro Leite Pereira, da 4ª Vara Criminal de Dourados, o Dr. Diogo foi condenado a pena de um ano, um mês e cinco dias de detenção no regime aberto.
Na sentença, ele determinou a suspensão condicional do processo por dois anos, mediante a observância das seguintes condições: “a) proibição de frequentar bares, boates e estabelecimentos congêneres; b) proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização judicial; c) comparecimento pessoal e obrigatório em juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades, o que deverá ser feito até o dia 10 (dez) de cada mês; d) submeter-se ao cumprimento de outras condições consideradas necessárias ou pertinentes pelo Juízo da Execução Penal. Suspendo os direitos políticos do acusado, pelo tempo da condenação, nos termos do art. 15, inciso III, da Constituição Federal”.
No entanto, a sentença passou batido na Câmara Municipal nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher. Dr. Diogo entregou mimos para as mulheres, fez homenagens e postou mensagem nas redes sociais.
“Hoje foi dia de homenagear as mulheres que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Na sessão solene ao Dia Internacional da Mulher tive a honra de homenagear Cristiane Pacheco Sbardelini e Vanessa Faveri Demaman. Em nome delas quero parabenizar todas mulheres por esse dia especial”, postou o tucano.