A Câmara de Dourados marcou para a terça-feira, 29 de outubro, a sessão solene para entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, de incentivo à literatura, e também o Diploma Asa Branca, em homenagem ao Dia do Povo Nordestino, celebrado em 8 de outubro.
O Prêmio Ildefonso, instituído em 2008, com intuito de agraciar escritores do município que tenham se destacado na produção literária regional sul-mato-grossense, em sua 14ª edição, este ano homenageia o escritor, poeta e compositor Ilson “Boca” Venâncio, falecido em julho deste ano.
Ildefonso Ribeiro da Silva foi professor e membro fundador da Academia Douradense de Letras, a qual presidiu por duas gestões. Teve atuação ativa no movimento literário regional e participou das coletâneas Novos Poetas do Brasil e Nova Poesia Brasileira. Produziu várias obras literárias e também compôs canções. Ildefonso Ribeiro da Silva faleceu em 21 de abril de 2008, em Dourados.
Já o Diploma Asa Branca foi instituído em 2022, por decreto legislativo de iniciativa do vereador-presidente Laudir Munaretto a ser concedido, anualmente, aos nordestinos e seus descendentes residentes em Dourados, em reconhecimento à relevante contribuição em prol do desenvolvimento da cidade de Dourados. A homenagem é alusiva ao Dia do Povo Nordestino, celebrado em 8 de outubro.