Os deputados estaduais aprovaram na quarta-feira (15), projeto de lei 15/2022 de autoria de Marçal Filho (PP) que institui em Mato Grosso do Sul a Semana de Informação, Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (câncer ocular). A doença ainda é pouco conhecida e trata-se de um tumor maligno originário nas células da retina dos olhos e que geralmente ocorre em crianças antes dos 5 anos de idade. O projeto segue para sanção do Governo.
O projeto tem como proposta incentivar campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população acerca do diagnóstico precoce e do tratamento, divulgar os principais sintomas, aperfeiçoar políticas públicas estaduais sobre o tema, e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação, no âmbito da saúde.
“A Semana de Informação e Conscientização que o projeto pretende instituir contribuirá para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença, favorecendo, como consequência, o sucesso nos tratamentos”, justifica Marçal Filho. O Projeto propõe que ações de conscientização sejam realizadas, anualmente, na semana do dia 18 de setembro, data em que acontece o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença.
O retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos. Geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade. Os casos podem ser diagnosticados por médicos experientes por meio de exame do fundo de olho, com a pupila bem dilatada.
Entre os sinais do retinoblastoma, o principal é o reflexo brilhante na pupila que é conhecido como reflexo do “olho de gato”. Outros sinais e sintomas, que podem acometer somente um ou os dois olhos, são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual.