Marcio Hanna Hanasi Youssef também levava 28 relógios inteligentes da Apple e 12 garrafas de vinho
O vice-cônsul da Síria em Mato Grosso do Sul, Marcio Hanna Hanasi Youssef, 48, foi preso nesta sexta-feira (28) pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-463, em Ponta Porã. Em uma SUV Huyndai Vera Cruz, carro oficial do Consulado da Síria, ele levava 756 iPhones modelos 15 e 16, 28 Apple Watches (relógios inteligentes) e 12 garrafas de vinho.
Os produtos foram comprados em Pedro Juan Caballero e estavam sendo introduzidos no mercado brasileiro sem o devido recolhimento de impostos, o que configura crime de descaminho.
Descendente de sírios, Marcio Youssef nasceu em São Paulo (SP) e mantém residência na capital paulista e Campo Grande. O diplomata disse que é sobrinho do cônsul honorário da Síria.
Ao ser parado em abordagem de rotina no Posto Capeí e flagrado com as compras ilegais, Youssef disse que tem lojas de eletrônicos em São Paulo, onde revenderia os celulares e os relógios. Depois, ficou em silêncio sobre o verdadeiro destino das mercadorias.
Marcio Hanna Hanasi Youssef foi levado para a Polícia Federal em Ponta Porã e autuado em flagrante por descaminho, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e multa.