Carga estava em caminhão com placa do país vizinho; motorista, de nacionalidade paraguaia, foi preso
Pelo menos 40 mil pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai foram apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) nesta quarta-feira (2) na MS-141, no município de Ivinhema. Cada pacote tem 10 maços de cigarro, ou seja, a carga tinha 400 mil maços, ou 20 milhões de unidades.
As 800 caixas de cigarro da marca Eigth estavam em uma carreta Scania branca com placa do Paraguai, conduzida por cidadão paraguaio. Abordado por policiais da delegacia da PRF em Dourados, o motorista apresentou a documentação, mas não soube informar o local de destino, dizendo que estava com carga de grãos.
Os policiais pediram que retirasse a lona para fiscalização mais detalhada e encontraram o semirreboque lotado de cigarros. O caminhoneiro foi preso e levado com a carga para a Polícia Federal em Dourados.
As cargas de cigarro paraguaio entram no território brasileiro pela linha internacional com Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões de Mundo Novo e Sete Quedas. Levantamentos recentes apontam que o cigarro contrabandeado ou fabricado por empresas clandestinas já ocupa quase metade do comércio brasileiro.