Entre os dias 17 e 22 de outubro, policiais civis da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato), recuperaram aproximadamente R$ 3 milhões em maquinário agrícola que foi vendido em junho deste ano.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima que mora no Rio Grande do Sul, mas possui negócios em Campo Grande e também Ribas do Rio Pardo, denunciou que no semestre anterior, vendeu trator, pá carregadeira, colheitadeira, plantadeira e pulverizador, para que o pagamento fosse realizado de forma parcelada, porém o autor não efetuou sequer o pagamento da entrada.
Além disso, o contrato da venda previa a reserva de domínio, ou seja, vedava a revenda ou o repasse dos bens a terceiros.
Depois de verificar que o autor estava se desfazendo dos itens, a vítima registrou a ocorrência e procurou a Deleagro. Inicialmente um trator foi apreendido com terceira pessoa, que alegou ter recebido o bem como garantia de uma dívida com o autor.
Posteriormente, demais objetos foram localizados em uma fazenda e também apreendidos, pois o autor os havia arrendado ao agricultor do local. A pá carregadeira foi a última a ser localizada, abandonada próximo a residência do autor.
Todos os bens foram apreendidos e após confirmação de propriedade, mediante apresentação de nota fiscal, foram devolvidos à vítima. As investigações prosseguem a fim de identificar demais envolvidos no crime.