Policiais paraguaios e brasileiros já eliminaram 218 toneladas de maconha em apenas dois dias de operação. A ação faz parte de uma atividade conjunta realizada pelas forças de segurança do país vizinho e também da PF (Polícia Federal), dentro da 49ª edição da operação 'Nova Aliança'.
Um contingente operacional das polícias dos dois paises está na cidade de Pedro Juan Caballero desde o fim de semana, realizando incursões terrestres e aéreas.
Segundo a coordenação da operação, durante os dois primeiros dias, 64 acampamentos de drogas foram desmantelados e 57 hectares de plantações de cannabis foram erradicados. Agentes antidrogas também detectaram aproximadamente 47.800 quilos da droga, cortada em pedaços e em galhos preparados para secagem.
No total, estima-se que 218,8 toneladas de maconha foram apreendidas. Este volume representa uma perda econômica para o tráfico de drogas de mais de 6 milhões de dólares. Entretanto, a perda de lucro estimada pelas autoridades seria de aproximadamente US$ 32 milhões, com base no custo da droga no mercado brasileiro.