A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Mercadores da Inocência, para o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no Estado de São Paulo. As investigações são desdobramento da Operação Reincidência, realizada em Dourados, em março de 2023.
Durante as investigações, ficou evidenciada a prática de golpes em crianças e adolescentes por meio de falsas agências de modelo, dedicadas ao impulsionamento de carreiras nas redes sociais. Em alguns casos, as imagens de crianças e adolescentes, com pouca roupa e em poses sensuais, eram fornecidas pelos próprios genitores das vítimas. As imagens eram compartilhadas em sites e grupos. Foram detectados vários perfis com a finalidade de impulsionar as imagens.
Os investigados responderão por produção, venda, armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Operação Reincidência
A operação que deu início à investigação das ações de hoje ocorreu no dia 18 de março do ano passado e prendeu morador de Dourados flagrado com material de conteúdo pedófilo. O nome da operação fez referência aos antecedentes do acusado. Ele já tinha sido preso pelo mesmo crime em 2016 e vinha sendo monitorado pela PF desde 2020.