O narcotraficante brasileiro Marcos Roberto Ribeiro, conhecido como “Xuxão” e “Gordinho”, foi preso na noite deste domingo (24) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã (MS).
Procurado há dez anos pela Justiça Federal e pela Justiça de Mato Grosso do Sul, Marcos Roberto foi localizado por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai após ser rastreado pelo serviço de inteligência da Polícia Federal brasileira.
Ele foi localizado no estacionamento de um shopping de importados de Pedro Juan Caballero no momento em que entrava em uma caminhonete Toyota Hilux. “Xuxão” não ofereceu resistência.
Conforme a Senad, somando as sentenças não cumpridas por tráfico internacional de drogas, o brasileiro tem pelo menos 22 anos de reclusão para cumprir. Segundo fontes da fronteira, Marcos Roberto atuava como secretário de narcotraficantes, mas se desconhece a qual grupo criminoso estava ligado atualmente.
O brasileiro foi colocado à disposição do Ministério Público e deve ser oficialmente expulso do Paraguai para ser entregue à Polícia Federal na linha internacional.