Agudelia Vargas, esposa do pistoleiro Marcio Sánchez, o “Aguacate”, foi presa nesta quarta-feira (15) durante a Operação Persea do Norte, desencadeada pela Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero, cidade separada por uma rua de Ponta Porã (MS).
Guarda-costas do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani (executado há exatamente 6 anos), “Aguacate” virou matador de aluguel após a morte do ex-chefão da fronteira. Segundo a polícia da fronteira, ele comanda uma espécie de escritório de pistolagem, a serviço de facções criminosas que dominam o tráfico de drogas e de armas na linha internacional.
Bois, veículos e fazendas pertencentes ao esquema comandado por Marcio Sánchez foram confiscados durante as buscas de hoje. O bandido é apontado como autor de vários assassinatos na fronteira, inclusive da chacina de quatro pessoas, em outubro do ano passado. Uma das vítimas era a filha do governador de Amambay Ronald Acevedo.
Aguacate também é investigado por suspeita de ligação com a execução do prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, 51, ocorrida no mês passado. Além da mulher dele, outras três pessoas foram presas hoje.
Persea significa abacate em espanhol, fruta popularmente conhecida como aguacate em alguns países latinos. Marcio Sánchez continua sendo procurado pela polícia paraguaia.