O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagraram nesta terça-feira (17) a 2ª fase da Operação Safe Shipping, nos municípios de Dourados e Ponta Porã, que culminou com a apreensão de cinco veículos, três deles de alto valor comercial.
A operação é desdobramento da apreensão de 538 quilos de cocaína em uma casa na Vila Rosa, em Dourados, no dia 5 de setembro deste ano. A droga foi trazida em uma viatura da Polícia Civil em Ponta Porã. Dois policiais seguem presos.
Segundo o MP, a ação de hoje tem como objetivo sufocar financeiramente os integrantes do grupo criminoso responsável pelo tráfico da cocaína, avaliada em R$ 40 milhões.
As investigações constataram que os policiais civis envolvidos recebiam R$ 80 mil em dinheiro para pegarem a cocaína em Ponta Porã e transportá-la até Dourados, em viatura oficial. Isso ocorreu ao menos seis vezes, nos meses de julho e agosto de 2023, atividade criminosa por meio da qual acabaram enriquecendo.
O nome “Safe Shipping” faz alusão à ação intitulada no mundo do crime de “frete seguro”, já que a viatura policial usada para transportar a droga, como regra, não é parada, muito menos fiscalizada por outras unidades de segurança pública.